Welcome to KiKi <3
28/10/2016
0

Já sabem que adoramos uma boa festa e não é que parece que encontramos sempre, ou encontram-nos. Apresentamo-vos a KiKi <3

O que é a KiKi? 

Marcelo: Pergunta difícil, Alexa!

Eu acho que para se definir o que é a KiKi tem mesmo de se ir à KiKi! Mas, para mim é uma verdadeira viagem pela cultura Kiki e queer com muito brilho e purpurina à mistura…

Bem, mas seja como for, a KiKi Party é uma festa que acontece atualmente, de dois em dois meses, no Porto. Temos duas áreas distintas, com música diferente, uma direcionada mais para a música pop e dance e outra mais para o hip hop e r&b e depois, claro, os hits dos 80’s e 90’s. Paralelamente a isso, temos também performances que vão de encontro à linguagem da festa e que são, normalmente, realizadas por alunos e ex-alunos do balleteatro, dando assim também oportunidade dos mesmos mostrarem as suas criações, num registo diferente.

Resumidamente, é uma festa que se destaca por ter uma tonalidade queer com influência norte-americana e inspirada, portanto, na noite nova-iorquina dos anos 80 e 90.
Jordann: A KiKi na sua essência é uma onomatopoeia, um riso. Um riso entre amigos, momento de escape através do irrisório e ilusório.

A KiKi? Bem, como dizem os Scissor Sisters… A KiKi is a party for calming all your nerves…

Como surgiu a KiKi? Porque é que sentiram necessidade de fazer KiKi’s acontecer?

Marcelo: Eu e um grupo de amigos tivemos esta ideia e decidimos juntar-nos porque achávamos que faltava esta festa na noite do Porto.

A primeira edição foi toda uma descoberta, uma experiência, digamos assim, mas a segunda e as seguintes vieram provar que a KiKi Party veio mesmo para ficar e a prova disso é, por exemplo, que quando terminamos uma edição já temos público a perguntar: “Quando é a próxima KiKi?”

Recentemente  estivemos também com um DJ set especial na Festa de Abertura do Queer Porto 2 e temos a nossa próxima edição “Candy Shop” já no próximo dia 4 de novembro!

Hoje, somos já reconhecidos como marca, KiKi Party Portugal.

Tiago: As KiKi’s são também um ponto de encontro entre muita gente que não se vê durante algum tempo e para muitos o único momento para descontrair e poderem ser aquilo que realmente são. Aquela noite, aquelas horas são, por vezes, a libertação do desgaste dos estudos ou do trabalho e é muito bom ver a felicidade na cara das pessoas que se divertem na nossa festa!

O que é que as pessoas podem encontrar na festa?

Ricardo: Na KiKi Party podemos encontrar muita diversão, boa música, fazer grandes amigos e, acima de tudo, a oportunidade de sermos diferentes, sermos aquilo que queremos ser durante o dia-a-dia mas que, infelizmente, não somos devido à nossa sociedade. Basicamente, a KiKi deixa-nos sonhar durante uma noite!

Qual a mensagem que a festa traz consigo, se tivesse um slogan, qual seria?

Pedro: A mensagem que KiKi Party traz consigo é que não representa apenas um dia da semana em que o pessoal bebe, dança e ‘curte’. A “festa” torna-se na verdade num universo, um ambiente, diferente da realidade exterior, um espaço de libertação pessoal e social que expande e quebra a barreira do estilo, da sexualidade e da mentalidade individual. O espaço não é importante mas sim as pessoas que o consomem e o tomam por mais de seis horas, onde podem ser o que quiserem, sentir o que quiserem e libertarem-se, por exemplo, através da dança.

Um slogan certamente não chegaria para definir a KiKi e todos aqueles que partilham a sua essência.

foto-4
Marcelo e Ricardo, KiKi Party ~ Summer Edition

O que é que sentem ser os maiores desafios para a vossa equipa?

Tiago: Os maiores desafios para a nossa equipa são fazer com que cada edição seja um sucesso, isto é, esforçamo-nos em ter o máximo feedback possível por parte do público para depois melhorarmos os aspetos menos positivos que o mesmo apresenta.
Somos uma equipa jovem com fortes personalidades, divertidas e amigáveis, o que faz com que as pessoas se sintam em casa. Desde a primeira edição que tentamos divulgar a KiKi Party junto de amigos e conhecidos e depois acaba por se tornar rotativo entre os mesmos, uns passam a mensagem aos outros!

Qual é o futuro da KiKi? Quais são os sonhos para a KiKi?

Jordann: O futuro da KiKi Party parece mais colorido e diversificado após cada edição, encaixando-se plenamente de braços abertos com la movida da noite portuense.
Os sonhos da KiKi são utópicos. Uma festa sem barreiras sociais e culturais ao ritmo delicioso de batidas digitais, mas nunca megalómana. Queremos preservar o sentimento de partilha num universo “Go West” à la Pet Shop Boys… Queremos o caminho, o destino pouca importa!

14706869_1029056600527076_8718179198951088619_o
A próxima Kiki é já dia 4 de Novembro. <3
Queering style

Queering style

O queeringstyle é um espaço queer feminista, que tem como missão a visibilidade de discursos, de identidades variadas para que pessoas possam falar de si, estar e ocupar espaço.
Queering style

Artigos recentes por Queering style (ver todos)