PortugalSLAM – Festival Internacional de Poesia e Performance
05/10/2016
0

A importância de ter voz, ocupar espaço, dando a todos os espaços em que estamos e participamos um pouco da nossa dissidência enquanto pessoas queer é importante.

Deixamo-vos a programação do Portugal Slam deste ano porque achamos que espaços de palavra falada, são também espaços de ocupação e diálogo.

PortugalSLAM – Festival Internacional de Poesia e Performance
Linguagem: Fronteiras e Encontros
7 – 15 Outubro 2016

 

7 Outubro | sexta-feira
Local: Casa dos Amigos do Minho

20:30 ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL
21:00 DESTAQUE POÉTICO AO ALBERTO PIMENTA
Conversas, Performances e Leituras inspiradas na obra de Alberto Pimenta, com Ana Deus, Cátia Sá, Fábio Salgado, Diogo Vaz Pinto, Claudia Madeira, Rosa Azevedo e poetas do colectivo PortugalSLAM.

8 Outubro | sábado
Local: LARGO Residências

20:00 PRÉ-SLAM
Encontro de Poetry Slam – uma competição de poesia e performance original, em que o público é o júri que vota de 0 a 10 a cada intervenção. No final do encontro ficarão apurados mais dois participantes para a Final Nacional de Poetry Slam que acontece no dia 15 de Outubro. Inscrições abertas através do e-mail com.portugalslam@gmail.com (basta enviarem nome, idade e contacto). Mais informações sobre o Regulamento aqui.

10 Outubro | segunda-feira
Local: Livraria Ler Devagar

17:00 – 20:00 WORKSHOP DE TRADUÇÃO KING OF THE MEADOWS (1ª parte)
Workshop na sequência de um intercâmbio entre Portugal e Friesland (Holanda), que teve início em 2014 e será desenvolvido até 2018 no âmbito da Capital Europeia da Cultura em Leeuwarden. Este workshop é aberto a todos os interessados em poesia e tradução e será dinamizado por Elmar Kuiper, Jan Kleefstra, Nuno Piteira e Raquel Lima, em torno dos seus poemas. Inscrições através do e-mail com.portugalslam@gmail.com. Mais informações sobre o projecto King of the Meadows aqui.

11 Outubro | terça-feira
Local: escrever escrever

14:00- 17:00 WORKSHOP DE TRADUÇÃO KING OF THE MEADOWS (2ª parte)
Workshop na sequência de um intercâmbio entre Portugal e Friesland (Holanda), que teve início em 2014 e será desenvolvido até 2018 no âmbito da Capital Europeia da Cultura em Leeuwarden. Este workshop é aberto a todos os interessados em poesia e tradução e será dinamizado por Elmar Kuiper, Jan Kleefstra, Nuno Piteira e Raquel Lima, em torno dos seus poemas. Inscrições através do e-mail com.portugalslam@gmail.com. Mais informações sobre o projecto King of the Meadows aqui.

Local: Universidade Lusófona / Auditório Agostinho da Silva

19:00 TRANSPOÉTICOS – MOSTRA DE POETRY FILMS
Esta Mostra é o resultado de um desafio lançado à criação de filmes com base em poemas, apelando à captação e edição de vídeos originais, enquanto ferramentas de interpretação e tradução da linguagem poética para a linguagem visual.

12 Outubro | quarta-feira
Local: Museu de Lisboa

20:30 PERFORMANCE KING OF THE MEADOWS
Resultado do workshop de tradução dos dias 10 e 11 de Outubro.
Leitura de poemas de/por Elmar Kuiper, Jan Kleefstra, Nuno Piteira e Raquel Lima, com acompanhamento musical de Maria do Mar (violino) e Yaw Tembe (trompete).

13 Outubro | quinta-feira
Local: Agrupamento Escolar nº4 de Évora (EB Conde de Vialva)

10:00 – 16:00 ATELIER DE POETRY SLAM PARA JOVENS
Atelier de escrita criativa e oralidade, baseado no canto alentejano para 3 turmas bilíngues (português – francês) num total de cerca de 75 alunos (9ème da SELF, 9ème da turma AE de Évora e uma turma do Liceu Francês Charles Lepierre). Esta actividade será dinamizada por Clotilde de Brito, Jean Yves Bertogal, Mick Mengucci e Raquel Lima, e é realizada em parceria com o Instituto Francês de Portugal.

Local: Casa da América Latina

18:30 – 19:00 PERFORMANCE COM MARIANA BUGALLO
Mais informações sobre a artista aqui.

14 Outubro | sexta-feira

Local: Lisboa; Bartô – Chapitô

10:00 – 16:00 PERCURSO PALAVRAS ANDANTES
Esta atividade, idealizada por Li Alves e Raul Álvares, é uma oportunidade para que os nossos convidados conheçam a cidade de forma criativa. Serão guiados, em pequenos grupos, por Lisboa, à medida que vão respondendo a diversos desafios num processo de criação colectivo, para no final cada grupo apresentar um poema-performance na noite de sábado no Chapitô.

21:00 NOITE DE SPOKENWORD E MICROFONE ABERTO
Esta será uma noite que alia a música à poesia, nas várias línguas presentes durante o festival. Estarão reunidos poetas, performers e actores de vários países do mundo para um momento de partilha poética aberto a todos. Mais informações sobre os convidados do festival aqui.

22:00 MENOR SLAM DO MUNDO
Ideia original de Daniel Minchoni (São Paulo), o Menor Slam do Mundo é o creme de lá creme de lá creme de lá creme da poesia. Os slammers tem apenas 10 segundos para sacudir o mundo com suas poucas porém profundas palavras. Teremos uma mostra de vídeos com poetas do Brasil, seguida de uma competição de mini-poemas dinamizada por Viton Araújo.

15 Outubro | sábado
Local: LARGO Residências

16:00 MESA-REDONDA “LINGUAGEM: FRONTEIRAS E ENCONTROS”
Mesa-redonda moderada por Raquel Lima sob o tema do festival. O ponto de partida é o de que a linguagem, mais do que uma ferramenta de comunicação, é uma capacidade humana de traduzir ideias, imagens e emoções em conceitos. Reflectir sobre a forma como trabalhamos esses conceitos (seja através da poesia, da performance, da música, das artes visuais, etc.) ajuda-nos a compreender se nesse processo criativo eles criam fronteiras entre si – a poesia do outro – e/ou encontros e sinergias entre diferentes linguagens e artistas.

Local: Tenda – Chapitô

21:00 PERFORMANCE PALAVRAS ANDANTES
Apresentação dos poemas-performances que resultam do percurso de 14 de Outubro.

22:00 FINAL NACIONAL DE POETRY SLAM
Este encontro reúne poetas de várias cidades do país para se seja eleito pelo público o vencedor nacional de Poetry Slam, que irá representar Portugal em encontros internacionais de poesia, poetry slam e spokenword. Tem na sua base uma Rede Nacional de Poetry Slam, composta pelas organizações que ao longo do ano desenvolvem nas suas cidades encontros regulares de Poetry Slam. Mais informações sobre a Rede Nacional de Poetry Slam aqui.

Local: Titanic sur Mer

00:00 FESTA DE ENCERRAMENTO

Queering style

Queering style

O queeringstyle é um espaço queer feminista, que tem como missão a visibilidade de discursos, de identidades variadas para que pessoas possam falar de si, estar e ocupar espaço.
Queering style

Artigos recentes por Queering style (ver todos)