Limit(less) Africans by Mikael Owunna
12/05/2017
0

Limit(less) é um projeto de documentário fotográfico de Mikael Owunna sobre a moda e o estilo das pessoas LGBTQ Africanas na América do Norte e Europa. Este projecto usa o estilo queer Africano para destruir o mito que ser LGBTQ é “não-Africano”.

Hoje em dia, em muitas comunidades Africanas, existe a ideia de que ser LGBTQ é ser “não-Africano” e que tem como origem uma exposição errada à cultura Ocidental. Mas as pessoas LGBTQ sempre existiram no continente Africano, e esta ideia é apenas um mito que surgiu devido a séculos de colonização.

Limit(less) explora como pessoas LGBTQ Africanas na América do Norte e na Europa navegam as suas identidades multifacetadas e encontram formas de criar pontes entre ser LGBTQ e ser Africano através da moda. Ao explorar o panorama do estilo queer Africano, o projeto pretende desconstruir visualmente este binário que afirma que uma pessoa não pode ser LGBTQ e Africana.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mikael Owunna é um fotógrafo e escritor queer, de origem Nigeriana e Sueca. Com uma bolsa de estudos Fulbright, foi o autor do projeto colaborativo de arte e fotografia “I am Atayal!” (Sou Atayal!), em que trabalhou com a juventude aborígene de Taiwan e com a Prof. Christine Yeh de USF, que esteve em exibição no Museu Nacional de Taiwan em 2014.

Através de Limit(less), espera conseguir fazer ver como as vidas e as histórias das pessoas LGBTQ Africanas nas diásporas estão ligadas, e como todxs encontramos formas “limitless” (ilimitadas) de nos exprimir-mos e à nossa individualidade, apesar dos imensos “limites” que nos são colocados com base nas nossas identidades marginalizadas.

Queremos trazer o Mikael a Portugal para que mais pessoas Africanas LGBTQ do mundo possam aparecer retratadas no projeto Limit(less) porque não há limites para quem somos, onde estamos e onde sobrevivemos.

Deixamos aqui o link para a angariação de fundos e o vídeo aqui em baixo.

 

Lembramos que para o Mikael fotografar precisa de pessoas que queiram contar a sua história.

Se tiveres interesse em participar, se conheceres alguém é só enviar email para: limitlessafricans@gmail.com ou enviar mensagem para o FacebookTwitter ou Tumblr.

Não há desculpas.

 

Vamos trazer visibilidade para quem somos e mostrar que os limites não nos assistem.

Alexa Santos

Alexa Santos

Depois de anos sem encontrar um espaço que pudesse chamar seu, Alexa criou o queeringstyle. No início uma página de Tumblr, hoje um espaço para pessoas que queiram falar, estar, partilhar. Não sabe muitas vezes parar porque, tudo o que faz vem do centro do peito. Gosta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, por isso é possível que se encontrem algures. Se sim, não deixes de dizer olá.
Alexa Santos

Artigos recentes por Alexa Santos (ver todos)