Foi a 1ª Marcha pelos Direitos LGBT em Vila Real
13/06/2017
0

Há dias que ficam não só gravados na história dos locais mas também na memória que nunca se apaga de todos nós. Dia 27 de maio de 2017 foi um desses dias.

Vila Real não é, de todo, a capital de distrito mais progressista e socialmente menos conservadora, embora haja cada vez mais o esforço individual e de alguns coletivos para mudar o panorama regional. Quando pensámos pela primeira vez – enquanto plano concreto – na primeira marcha pelos direitos lgbt, veio-nos ao pensamento as reações de puro ódio, o medo de quem sofre na pele situações de homo/bio ou transfobia e as possíveis consequências que viriam depois. Nada disso valeu o suficiente para recuar. E avançámos com a certeza de que mesmo que a cidade não estivesse connosco, à volta haveria quem estivesse.

Há outros dias que ficam gravados. Construir o bandeirão arco-íris de raiz e estender os seus nove metros pela cidade, todos os dias, durante uma semana é também matéria de registo permanente nas memórias mais felizes das nossas vidas. É indescritível a sensação de vitória cada vez que o fizemos. É a nossa cidade, é a nossa cidade a crescer.

DSC_0639-001

Enquanto motor para arrancar com a ideia da marcha, a Catarse – Movimento Social não poderia ter tido mais sorte com quem se cruzou pelo caminho. Reunimos pessoas incríveis à nossa volta, que deram tudo de si durante tantos dias. Agregámos uma força única que se moveu para todas as ações, todos os desafios e onde nenhuma ideia era impossível. Então qualquer entrave possível de surgir diluía-se automaticamente.

Dia 27 ficou-nos cravado na pele. Termino a nossa luta com o fim do nosso manifesto:

“Valemos todos nós e a nossa força, a nossa coragem de lutar todos os dias por nós e pelo próximo. Valemos este dia, valemos tantos outros em que não temos receio de mostrar toda a nossa essência: a essência de ser humano, apenas e somente isso, sem rótulos e papeis de género. Valemos. Valemo-nos. Continuemos a fazermo-nos valer!”

Contribuições Queeringstyle

Contribuições Queeringstyle

Contribuições convidadas. Queres escrever para o Queering Style? Contacta-nos clicando no coração.
Contribuições Queeringstyle

Artigos recentes por Contribuições Queeringstyle (ver todos)