mother archives
The Motherhood Archives – projecção com presença da realizadora
29/05/2017
0
Quando:
14/06/2017@18:00_20:00
2017-06-14T18:00:00+01:00
2017-06-14T20:00:00+01:00
Onde:
Casa das Caldeiras
R. Padre António Vieira
3000 Coimbra
Portugal

‘The Motherhood Archives’ é um documentário em que Irene Lusztig faz uma investigação sobre a maternidade e o policiamento do corpo recorrendo magistralmente a várias fontes e recursos. A montagem de imagens de arquivo, a ficção científica e a homenagem ao cinema feminista dos anos 1970 são entretecidas num ensaio cinematográfico que perscruta histórias pouco conhecidas sobre o parto e os cuidados maternos. O filme integra excertos de imagens históricas de mais de 100 filmes educacionais, industriais e médicos para dar conta de momentos como o primeiro uso do éter como anestésico no século XIX até ao parto numa suite de hospital no século XXI. O filme traça um percurso fascinante através da (história cultural do controlo da) dor, das aulas Lamaze de preparação do parto e da pouco conhecida história do parto natural.
Trata-se de um importante olhar sobre a gestação, que permite reflectir criticamente sobre algumas das grandes narrativas socialmente construídas em torno dela no presente. É também um documento de particular interesse para estudantes e profissionais de áreas tão distintas como os estudos feministas e de género, direitos humanos, cinema ou da área da saúde.

A sessão, organizada em parceria pelo Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (associado à linha de investigação do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, “Cinema:Teoria/Prática”) e pela não te prives – Grupo de defesa dos Direitos Sexuais, decorrerá na Sala do Carvão (Casa das Caldeiras) e é de entrada livre.

{A discussão decorrerá em inglês}.

LIPA – Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra:
Sérgio Dias Branco
Paulo Estudante (docente)
Filipa Malva (docente)
João Faria Ferreira (estudante, licenciatura)
Luisa Neves Soares (estudante, doutoramento)

Queering style

Queering style

O queeringstyle é um espaço queer feminista, que tem como missão a visibilidade de discursos, de identidades variadas para que pessoas possam falar de si, estar e ocupar espaço.
Queering style

Artigos recentes por Queering style (ver todos)