12654553_1200529043310421_7770365640406639302_n
Sexo, prazer, dor e poder: leituras sobre BDSM #5
12/02/2016
0
Quando:
21/05/2016@16:00
2016-05-21T16:00:00+01:00
2016-05-21T16:30:00+01:00
Onde:
MOB
R. dos Anjos
1150-018 Lisboa
Portugal
Contacto:

A presença do BDSM (“Bondage e Disciplina”/”Dominação e Submissão”/”Sadismo e Masoquismo”) na cultura pop conta com nomes como Madonna, Gaga, Queen ou Rihanna – para não falar de casos literários que vão do Marquês de Sade ao “50 Sombras de Grey”. A estética fetichista, kinky e BDSM começa a instalar-se nos imaginários pop e quotidianos. Ao mesmo tempo, figuras importantes do pensamento queer e feminista como Gayle Rubin ou Michel Foucault estiveram envolvidas na criação de espaços de experimentação em torno do que agora se chama BDSM – e que deve boa parte da sua existência à cultura leather gay e, mais tarde, lésbica.

Com estes eventos, a Lóbula pretende explorar estas questões, criando um espaço de discussão em que se olhe de forma crítica para como diferentes identidades, corpos e experiências intersectam – tanto enquanto forma de criar resistências às estruturas cisheteropatriarcais, como para identificar a forma como classe, raça, mono-normatividade e capacitismo se reproduzem. O que aqui se propõe é um ciclo de leituras centrado no BDSM em cruzamento com vários destes temas, de forma horizontal, participativa, aberta a mudanças, sugestões, contributos pessoais e sempre comprometido com a ideia de que as sexualidades e as suas práticas são também lugares a ser problematizados.

Seguimos para a segunda sessão do ciclo de leituras com «Towards a General Theory of BDSM and Power» de Pepper Mint. Este texto estabelece paralelos entre o uso de “poder” em contexto BDSM e em contexto social, e defende que o BDSM pode funcionar como um espaço de experimentação face a esse poder. A partir daí, retiram-se vários usos reflexivos que o BDSM pode ter, e que ajudam a pensar e a contrariar as dinâmicas opressivas de poder do dia-a-dia..

Nesta quinta sessão, trabalharemos “Women’s Perspectives on BDSM Power Exchange” de Emily E. Prior. Neste texto, Emily Prior fala de como as mulheres que ela entrevistou encaram as suas práticas de BDSM como uma expressão das suas vontades e desejos sexuais, emocionais e pessoais, dentro de um contexto feminista de terceira vaga.

Dia 21 de Maio (Sábado) às 16h no MOB, no Intendente.

O texto está disponível par download aqui (em Inglês):http://www.ejhs.org/volume16/BDSM.html

NOTA Para a maior parte dos textos não se conhece, infelizmente, tradução em Português, e portanto estão em inglês. Caso conheçam alguma tradução que nos tenha escapado e a possam fazer chegar, agradecemos muito!

Queering style

Queering style

O queeringstyle é um espaço queer feminista, que tem como missão a visibilidade de discursos, de identidades variadas para que pessoas possam falar de si, estar e ocupar espaço.
Queering style

Artigos recentes por Queering style (ver todos)