Out
14
Sáb
EstaéaminhaAlma: artivismo, maquilhagem, luscofusco
Out 14@15:00_Out 21@18:00
EstaéaminhaAlma: artivismo, maquilhagem, luscofusco @ Cacilhas | Almada | Setúbal | Portugal

#ARTIVISMO _ DIA 14 OUT 15H (Arte + Ativismo WORKSHOP): a Ação Pela Identidade coloca arte no ativismo e ativismo na arte. Com o nosso workshop de #ARTIVISMO pretendemos colocar-nos no espectro da criatividade artística pessoal como ponto de partida para a intervenção social e ativista. Resultando, em novas abordagens tanto à arte como ao ativismo, ou à politica, não esquecendo os direitos humanos.

#MAQUILHAGEM _ DIA 21 OUT 15H (WORKSHOP): pretendemos equipar as pessoas participantes com competências úteis para o dia-a-dia assim como promover a maquilhagem como uma forma de expressão pessoal e artística.

#LUSCOFUSCO _ DIA 21 OUT 18H (SUNSET AFROBEAT): um evento dinamizado para descontrair e desconstruir, com o ar fresco do Tejo, a música e a partilha. Ficamos à espera do pôr-do-sol como pano de fundo, um photobooth para mais tarde recordarmos os momentos partilhados e um acontecimento com a arte e a identidade.

#ESTAÉANOSSAALMA
_vamos atualizando com informações adicionais
_todos os eventos são gratuitos

LOCAL: CACILHAS _ Ponto de Encontro
RUA TRINDADE COELHO 3, 2800-677, ALMADA
(5 minutos a pé da estação do cacilheiro)

Para mais informações e inscrição: associacaopelaidentidade@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/apidentidade // Ação Pela Identidade – API

Out
20
Sex
Wasted Rita // As Happy As Sad Can Be
Out 20@19:00_Nov 18@22:00
Wasted Rita // As Happy As Sad Can Be @ Underdogs10 | Lisboa | Lisboa | Portugal

AS HAPPY AS SAD CAN BE
WASTED RITA
Exposição individual
20 de Outubro a 18 de Novembro 2017
A Galeria Underdogs tem orgulho em apresentar “As Happy As Sad Can Be”, uma exposição individual da artista portuguesa Wasted Rita, em Lisboa, Portugal.
Constituindo mais uma tranche da narrativa inspirada na vida que a Wasted Rita tem vindo a partilhar connosco em anos recentes, “As Happy As Sad Can Be” é sobre encarar e abraçar a tristeza de uma forma divertida; sobre brincar com a falsa felicidade enquanto se é fundamentalmente triste. De acordo com a artista, a metáfora que melhor ilustra esta ideia é a imagem de um cão que chafurda alegremente numa poça de lama – em que a artista é o cão, a lama é o seu negativismo e o acto de chafurdar é a sua arte.

Inauguração com a presença da artista:
Sexta-feira, 20 de Outubro, 19h – 22h

Exposição patente de 20 de Outubro a 18 de Novembro

Horário da galeria:
Terça a sábado, das 14h às 20h

Entrada livre

Galeria Underdogs:
Rua Fernando Palha, Armazém 56 – Lisboa, Portugal

Contactos imprensa e vendas: info@under-dogs.net

Sobre a artista:
Desde que começou o seu blog “Rita Bored”, em 2011,
a artista e ilustradora portuguesa Wasted Rita (1988)
tem vindo a acumular uma enorme legião de seguidores. Assumindo-se como uma “agente provocadora nata”, a Rita gosta de observar, reflectir, escrever e desenhar, dando vida a pequenas pérolas de sabedoria mordaz, reflectindo uma educação não convencional num colégio católico ao som de Black Flag. Plenas de angústia existencial, as suas invectivas poéticas sobre a vida contemporânea, cultura popular e o comportamento humano têm aparecido em revistas, livros, exposições e comissões artísticas num crescente número de países à volta do mundo.
www.wastedrita.com

———

AS HAPPY AS SAD CAN BE
WASTED RITA
Solo exhibition
20 October to 18 November 2017
Underdogs Gallery is proud to present “As Happy As Sad Can Be”, a solo exhibition by Portuguese visual artist Wasted Rita in Lisbon, Portugal.
Constituting yet another instalment of the life-based narrative that Wasted Rita has been sharing with us in recent years, “As Happy As Sad Can Be” is about facing and embracing sadness in a fun way; about playing with fake happiness while being fundamentally sad. According to the artist, the metaphor
that best illustrates this idea is the image of a dog happily wallowing in a pool of mud – where the artist is the dog, the mud is her negativity and the act of wallowing is her art.

Opening reception with the artist:
Friday, 20 October 2017, 7pm – 10pm

Exhibition open from 20 October to 18 November

Gallery opening hours:
Tuesday to Saturday, from 2pm to 8pm

Free admission

Underdogs Gallery
Rua Fernando Palha, Armazém 56 – Lisbon, Portugal

Press and sales enquiries: info@under-dogs.net

About the artist:
Portuguese visual artist and illustrator Wasted Rita (1988) has been amassing a huge following since starting her blog “Rita Bored” back in 2011. The self-styled “natural born agent provocateur” likes to observe, reflect, write and draw, pouring forth little gems of mordant wisdom, reflecting
an unconventional upbringing in a Catholic school to the sound of Black Flag. Her angst-ridden poetic invectives on contemporary life, popular culture, and human behaviour have been finding their way into magazines, books, exhibitions and art commissions in a growing number of countries around the world.
www.wastedrita.com

 

Out
21
Sáb
Testemunhos da Escravatura – Memória Africana
Out 21@10:30_15:00
Testemunhos da Escravatura - Memória Africana @ Casa Museu Medeiros e Almeida | Lisboa | Lisboa | Portugal

No âmbito de Testemunhos da Escravatura – Memória Africana, mostra que faz parte de Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017, realiza-se a 21 de outubro uma Lisboa Cultura – Visitas Comentadas à Casa Museu Medeiros e Almeida (10h30), à Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (11h15) e ao Museu Bordalo Pinheiro (12h).

O percurso é feito de autocarro, sendo o ponto de encontro às 9h45, em Entrecampos, em frente ao edifício central da Câmara Municipal de Lisboa.

Com proveniências muito diferentes, a Casa Museu Medeiros e Almeidaapresenta um painel de azulejos do séc. XVIII e uma figura de negro (par), peças que estariam provavelmente destinadas a locais de acolhimento: entradas de palacetes, acesso a salões, …, sendo que as figuras representadas, os escravos ou servos, teriam como função receber o visitante oferecendo a sua melhor imagem e com esta, reforçar a imagem e a posição do senhor da casa.

Na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves poderá, por sua vez, ver uma Cabeça de estudo, obra apresentada pela primeira vez em 1887, na 14.ª Exposição da Sociedade Promotora de Belas Artes de Lisboa.

Finalmente, já no Museu Bordalo Pinheiro, pode ficar a conhecer a obra “Gungunhana”. Moringue antropomórfico representando Mudungazi, o último rei de Gaza (região de Moçambique) que subiu ao trono com o cognome de Gungunhana (o “terrível” ou o “invencível”), nome pelo qual ficaria conhecido. A sua captura por Mouzinho de Albuquerque em dezembro de 1895, no contexto das campanhas militares de ocupação e pacificação desses territórios, está na origem da execução desta obra.

Informações e inscrições: lisboa.cultural@cm-lisboa.pt ou 218 170 593

6º Passeio Queers on Wheels – Serra de Sintra
Out 21@10:45_16:00
6º Passeio Queers on Wheels - Serra de Sintra @ Sintra | Lisboa | Portugal

Vem aí mais um passeio sobre duas rodas! Marca já no calendário o dia 21 de outubro, que desta vez vamos conhecer melhor a Serra de Sintra. :)

O ponto de encontro é às 10h45 em Belém, no parque de motas em frente ao Centro Cultural de Belém.

Vem fazer umas curvas connosco!

Dia Internacional de Ação Pela Despatologização Trans
Out 21@20:00_Out 22@01:30
Dia Internacional de Ação Pela Despatologização Trans @ MOB - Espaço Associativo | Lisboa | Lisboa | Portugal

O primeiro evento público da recém formada TransMissão: Associação Trans e Não-Binária terá lugar em Lisboa no dia 21 de outubro, o dia escolhido pela Campanha STP para defender internacionalmente a despatologização das identidades trans. Queremos nesse dia assinalar a existência da nossa nova associação e a luta que as próprias pessoas trans travam para alcançar a sua liberdade.

A partir das 20h vamos estar no Espaço MOB, junto ao metro do Intendente e exibiremos o filme “Teste da Vida Real” (2009, Florencia Marano), após o qual teremos uma conversa com membros da nossa associação e de outros coletivos, seguido por um DJ Set da Odete. Apareçam!