Jun
1
Qui
Maneleirices
Jun 1@22:00_Jun 15@23:45
Maneleirices @ SILOS Contentor Criativo. | Caldas da Rainha | Leiria | Portugal

“Maneleirices” é um projecto de Kayl Worska que tomará lugar numa residência artística a decorrer já em Junho nos SILOS, nas Caldas da Rainha.

Durante duas semanas, artista e obra fundir-se-ão na concepção do objecto-livro “Manel Marias” e na dissecação ao vivo das suas entrelinhas.

Uma performance duracional com interacção aberta ao público.

Um objecto-poético em torno das impressões peculiares de uma pós-existência que se desdobra em três, de dentro para fora.

XXX

Identidade, género, psicogeografia e auto-erotismo.

(O que mais caberá numa cápsula de café?)

Jun
7
Qua
Revolução de Género: Agora Pensa (Fora da Caixa)
Jun 7@18:30_21:00
Revolução de Género: Agora Pensa (Fora da Caixa) @ Departamento De Ciencias Da Vida - Uc | Coimbra | Coimbra | Portugal

O Ciclo de Discussão promovido pelo Coletivo de estudantes e antigos estudantes de Coimbra Agora Pensa, entitulado “Agora Pensa… Fora da Caixa”, continua e parte agora para a sua quarta sessão. Após sessões sobre o primeiro mês do governo de Trump, sobre o Feminismo no século XXI e sobre as Comunidades Ciganas, trazemos desta vez ao debate, o tema, Revolução de Género!
Oradorxs ainda por divulgar!

Jun
9
Sex
Fado Bicha
Jun 9@21:00_23:45
Fado Bicha @ FavelaLx | Lisboa | Lisboa | Portugal

Lila Fadista e João Caçador voltam à Favela para mais uma noite de fados. Fados desconstruídos, tradicionais, intensos e desgraçados. Vem connosco subverter o nosso património e dar-lhe um novo gostinho. O fado renasceu um dia…

Performances às 21h30, 22h30 e 23h30.

13º ciclo de cinema LGBTI em Lisboa
Jun 9@21:30_Jun 11@23:45
13º ciclo de cinema LGBTI em Lisboa @ Anjos70 | Lisboa | Lisboa | Portugal

O ciclo de cinema LGBTI da rede ex aequo está de volta à capital do país, desta feita para a sua 13.ª edição! É, como habitual, uma oportunidade para veres filmes de temática lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo (LGBTI) sem teres de pagar bilhete. Podes ainda assistir e participar no debate posterior sobre o filme e as temáticas abordadas, que contará com convidades especiais!

É já nos próximos dias 9 a 11 de junho que apresentamos o 13.º ciclo de cinema LGBTI no Anjos70. Serão filmes sobre questões trans, direitos LGBTI, homofobia e VIH que fazem parte do cartaz deste ano. Se achas estes temas interessantes e queres aprender mais sobre eles, ou és simplesmente amante da 7.ª arte, aparece!

ESCOLHE JÁ AS TUAS SESSÕES:
Sexta, 9 de Junho
Freeheld – Amor e Justiça – 21h30

Sábado, 10 de Junho
Matt Shepard é Meu Amigo – 18h
Aligarh – 21h30

Domingo, 11 de Junho
Todas as Terças-feiras – 15h
Um Coração Normal – 18h

Jun
14
Qua
The Motherhood Archives – projecção com presença da realizadora
Jun 14@18:00_20:00
The Motherhood Archives - projecção com presença da realizadora @ Casa das Caldeiras | Coimbra | Coimbra | Portugal

‘The Motherhood Archives’ é um documentário em que Irene Lusztig faz uma investigação sobre a maternidade e o policiamento do corpo recorrendo magistralmente a várias fontes e recursos. A montagem de imagens de arquivo, a ficção científica e a homenagem ao cinema feminista dos anos 1970 são entretecidas num ensaio cinematográfico que perscruta histórias pouco conhecidas sobre o parto e os cuidados maternos. O filme integra excertos de imagens históricas de mais de 100 filmes educacionais, industriais e médicos para dar conta de momentos como o primeiro uso do éter como anestésico no século XIX até ao parto numa suite de hospital no século XXI. O filme traça um percurso fascinante através da (história cultural do controlo da) dor, das aulas Lamaze de preparação do parto e da pouco conhecida história do parto natural.
Trata-se de um importante olhar sobre a gestação, que permite reflectir criticamente sobre algumas das grandes narrativas socialmente construídas em torno dela no presente. É também um documento de particular interesse para estudantes e profissionais de áreas tão distintas como os estudos feministas e de género, direitos humanos, cinema ou da área da saúde.

A sessão, organizada em parceria pelo Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (associado à linha de investigação do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, “Cinema:Teoria/Prática”) e pela não te prives – Grupo de defesa dos Direitos Sexuais, decorrerá na Sala do Carvão (Casa das Caldeiras) e é de entrada livre.

{A discussão decorrerá em inglês}.

LIPA – Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra:
Sérgio Dias Branco
Paulo Estudante (docente)
Filipa Malva (docente)
João Faria Ferreira (estudante, licenciatura)
Luisa Neves Soares (estudante, doutoramento)