Bazofo
07/08/2016
0

Bazofo é uma palavra de crioulo de Cabo Verde para descrever alguém com estilo e atitude. Mas também é uma pequena marca de roupa sustentável e ética da Cova da Moura, a maior comunidade cabo-verdiana em Portugal.

Foi fundada por Vítor Sanches, que conta como o projecto começou:

“Abri a minha loja, Tabacaria Tropical, em Junho de 2015, mas senti que podia fazer ainda mais em termos de trabalho e do bairro onde nasci. Foi assim que a Bazofo nasceu.

`Bu sta bazofo!` é algo que se ouve muitas vezes na Cova da Moura. Não só porque a maioria aqui fala crioulo, mas também porque aqui há tanta gente com muito estilo. Mas estar bazofo não é só uma questão de estilo e moda. Também faz parte da nossa cultura, é uma forma de celebrar e afirmar a nossa identidade.

O trabalho começou com a minha tia Alice. Ela vive 20 metros da minha casa e é costureira. Foi ela quem criou a primeira peça da Bazofo, o Zito. É uma t-shirt feita à mão, com um bolso em frente e detalhes de pano africano. Trabalho também com o João Cabelo, outro costureiro da zona. No futuro quero trabalhar com mais pessoas do bairro. Aqui há muito talento.

Zito: Este modelo é dedicado ao Zito, conhecido no bairro pelo seu estilo único e maneira de vestir impecável: sempre de preto, com pequenos detalhes coloridos. Zito é feito à mão na Cova da Moura pela Tia Alice, de algodão biológico, com detalhes de pano africano.

Para mim o projecto só faria sentido se fosse uma marca sustentável em vários sentidos. Por isso o tecido usado nos produtos feitos à mão é biológico. As t-shirts estampadas são feitos de material 100 % reciclado por uma empresa finlandesa, Pure Waste.”

Vitor_Sanches
Vítor Sanches: Vítor Sanches teve a ideia de fundar uma marca de roupa em Cova da Moura sustentável, responsável e bazofa.
T-shirts estampadas: As t-shirts Bazofo são estampadas em Odivelas em t-shirts Pure Waste Textiles. As t-shirts Pure Waste são feitas de texteis 100 % reciclados; 85 % de algodão reciclado e 15 % de poliéster reciclado. O método de produção também poupa á água – 2700 litros por t-shirt.
Bodona: Diz-se que alguém é bodona quando conclui o que começa, independentemente dos obstáculos. E quando alcança o objectivo, não tem vergonha de mostrar o orgulho. Quem é bodona tem várias qualidades boas! Bodona é estampada em Odivelas numa t-shirt Pure Waste Textiles. As t-shirts Pure Waste são feitas de texteis 100 % reciclados; 85 % de algodão reciclado e 15 % de poliéster reciclado. O método de produção também poupa á água – 2700 litros por t-shirt.

Os produtos estão à venda na Tabacaria Tropical, Rua 8 de Dezembro 13, Cova da Moura, 2610-203 Amadora, Portugal. Em Agosto vai ser aberta a loja online.

A Bazofo está presente nas seguintes redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/bazofo
Instagram: https://www.instagram.com/bazofo_covadamoura/
Twitter: https://twitter.com/BazofoKM
Contacto:
Vítor Sanches
968 857 400
info@bazofo.com
Tabacaria Tropical: www.facebook.com/tabacariatropical

 

 

Alexa Santos

Alexa Santos

Depois de anos sem encontrar um espaço que pudesse chamar seu, Alexa criou o queeringstyle. No início uma página de Tumblr, hoje um espaço para pessoas que queiram falar, estar, partilhar. Não sabe muitas vezes parar porque, tudo o que faz vem do centro do peito. Gosta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, por isso é possível que se encontrem algures. Se sim, não deixes de dizer olá.
Alexa Santos

Artigos recentes por Alexa Santos (ver todos)